Não serei exemplo mas... não gosto de leite e ainda menos de cereais.
Sou de outra geração mas, uma das minhas perdições é "desbastar" o frigorífico lá para a 1 hora da manhã. É verdade pois é um daqueles vícios que não se consegue conter quando se começa. Normalmente, em um dia normal de trabalho, depois de jantar, gosto de dar um passeio a pé, sózinho ou acompanhado, até ao Centro Colombo que está aqui a 20 minutos a pé. Dá para descontrair, respirar o ar fresco da noite, pensar em muita coisa e,... aproveito para tomar o meu sacro-santo café. Depois regresso também a pé e, trato de dar uma mãozinha à mulher, um pouco de conversa com os filhos, tratar de ajeitar a minha sogra que está acamada e precisa de muitos cuidados, aproveitar para ler um pouco se possível. Depois, é habitual só me deitar cerca das 2 horas pelo que, aí pela 1 hora da manhã, dá-me um daqueles apetites que, aquilo que estiver à mão no frigorífico, voa. Por vezes parece uma autêntica ceia tal o estado que a mesa fica coberta. Não vou dizer o que como mas, não serão cereais e leite. Serão comidas mais inimigas do colesterol e das gorduras. Isso faria pressupor que eu deveria ser redondinho e pesado mas, ainda ninguém conseguiu explicar o que faço a toda a comida que ingiro ao longo do dia. O certo é que peso 64 quilos desde os meus 17 anos e por mais que coma, não consigo engordar... nem emagrecer pelo que devo ser um mistério para a ciência (em minha casa sou o mais leve, o mais velho e, o que mais come...).
Assim sendo, isso de comer fora de horas não engorda... a todos. Outros há que, basta abrir a boca e engordam com o ar que respiram... É mesmo uma questão de metabolismo próprio de cada um. Agora, se "petiscarem" fora de horas, devem "mexer-se" um pouco e não deixarem-se afundar no sofá. E, cuidado com o tipo de comidas que ingerem: leite é bom mas, cereais têm açúcar e, é isso que depois vai ficar acumulado no organismo e fazer engordar (quando fazemos exercícios, no fundo queimamos açúcares do organismo). Talvez seja melhor fruta, tipo maçã ou alguma outra com pouco açúcar, um iogurte natural.
Não é o que faço mas, por isso comecei por dizer que não sou exemplo para ninguém. Mas é aquilo que se deve fazer...
Não deixe de petiscar. Mude, isso sim, de petiscos...
Beijinhos
ola
eu ja tinha pensado nisso, de mudar de pestiscos... a fruta é boa opçao porque eu adoro. No inverno é que é capaz de nao saber muito bem, pelo menos á noite. Voce é mais um dos sortudos que nao engrodam... que sortinha. E presinto que goste de comer enchidos e coisas do genero. Acertei?
beijinhos
sandra a 7 de Setembro de 2009 às 18:59
Não...

, gosto lá agora dessas coisas...
Uns bons enchidos, um bom presunto... um bom cozido à portuguesa. Bem, sou um apreciador de boa comida, regional e portuguesa de preferência e, tenho a sorte de ter um filho que é estudante de "cozinha" e que, ainda por cima, cozinha extraordináriamente.
De resto, sou um desses sortudos, sim, mas, quem paga é o colesterol, claro. Mas, na vida temos de ter alguns prazeres e, sobretudo, gosto de viver bem a vida, dentro da medida dos possíveis. Comer é um desses pequenos prazeres... a que me posso permitir sem qualquer restrição. Mas, também não sou um buçal que engole uma travessa com aquele apetite voraz de quem não comeu nos últimos quinze dias. Não, eu gosto mesmo é de apreciar um bom prato, com "conta, peso e medida".
Acertou..., em cheio!

. Mas, também não era difícil adivinhar, pois não?
Beijinho e sempre boa disposição.