Ola!!
Não te posso ajudar a decidir.. Mas tenho uma opinião muito própria!
Quero uma casinha!
Vivo sozinha num apartamento sozinha já há 3 anos... E não gosto muito!
Quero mesmo uma casa!
Não quero estar sugeita a vizinhos maus que fazem barulho mesmo por cima ou por baixo de mim, quero fazer as limpezas como eu quiser e não ter uma senhora que limpa á minha porta como lhe apetece.. E pagar o condominio... È uma despesa que incomoda muito todos os meses!
Quero uma casa construida ao meu gosto, com jardim e espaço para um cão! :D
Quero que tenha espaço para os meus futuros filhos brincarem...
A casa tem mesmo mais vantagens! Fica mais cara (normalmente) e dá mais trabalho mas tem vantagens que não têm preço!
A parte dos sogros amiga.. È que não sei!
Se todos se derem bem e respeitarem a privacidade uns dos outros.. Até pode ser uma mais valia! È sempre bom ter alguém de confiança por perto!
:P depois de um comentario gigante! Tenho uma Sugestão! Fechares os olhos e imaginares onde queres viver.. E criar os teus bebés!! :P a mim ajuda-me a ver o futuro!
Beijocas e boa sorte com a escolha!
Inês ;) a 24 de Outubro de 2009 às 18:45
Gostei do teu comentario. A tua tactica resulta!! Fechando os olhos imagino me numa casa com jardim, flores lindas e um cao, para os meus futuros filhos seria fantastico ter espaço e natureza. O meu receio numa casa é o valor que custará cosntruir, e se terei tempo para a ter sempre num brinco, tanto por dentro como por fora. Os meus sogros Ines, por enquanto esta tudo bem, casei há meio ano... damo nos bem, tenho um pouco rceio que com o tempo ela se meta muito na nossa vida... no entanto teria que conversar com ela e penso que resolveria. O problema das casas em Gaia centro é que ficam cheias de predios á volta, seria bem mais interessante se assim nao fosse.
Obrigado pelas dicas e ja aprendi que quando quizer visualizar algo que quero é so fechar os olhos.
beijinhos
sandra a 27 de Outubro de 2009 às 11:53
Sabes sandra, eu vivo numa casa, e por acaso no terreno ao lado o meu padrinho construiu a casa dele (o meu padrinho é irmão da minha mãe). Confesso que ter a família mesmo ao lado por vezes é incómodo - sabes, sentes sempre um pequenino constrangimento em fazer certas coisas, e depois, quando há discussões ou assim, se ele ouvir na casa dele, gosta sempre de se meter ao barulho e dar a opinião.
Por isso imagina com os sogros! Se por um lado é bom ter ali família ao lado, seja para ajudarem em algum problema ou até tomar conta dos futuros netos, acredita que muitas vezes vais ouvir "bocas" desagradáveis, à face dos problemas...
Ainda assim, e partindo do principio que a tua sogra não é nenhuma bruxa má, eu optava pela casa. Sabes, é que tens mais espaço, um terraço, plantas, podes ter animais... Num apartamento vives muito mais engaiolada, e com crianças então... Ui, espaços abertos é tudo o que eles querem, para brincar, correr, fazer asneiras, sujar-se na terra :P
pondera as opções, tenho a certeza que vais tomar a escolha certa
PS - E quanto aos preços, é bem provável que gastes mais a contruir a casa, mas pensa assim: ao menos será algo à tua medida, com todos os detalhes escolhido por vocês :)
beijinhos e espero que tenha ajudado
loira incompreendida a 24 de Outubro de 2009 às 18:58
Oi
Ajudas me a ter mais certezas, obg. Penso que vou optar por uma casa.. o meu receio é o valor que poderia ter que pagar para construir, o trabalho que dará e alguns incomodos familiares (que penso que com uma boa conversa se resolve). A casa anima me por que tenho a terra por perto, animais e plantas... é mais saudavel psicologicamente porque nos sentimos mais livres, pensando em futuros rebentos... terá uma inancia para alegre. Vou tratar de ver oq ue se pode fazer em relaçao a licenças e valores ... e aos poucos vamos tratando.
beijinhos
sandra a 27 de Outubro de 2009 às 12:07
É daqueles assuntos que ninguém pode decidir por si. Terá de contabilizar todos os prós e contras e ver qual o que lhe é mais favorável.
Vamos ver se ajudo:
Casa(moradia ou vivenda): mais cara mas, pode evoluir. Não tem que construir tudo de uma vez se tiver um projecto bem feito. Mais impostos. Mais despesas de manutenção. Mais sossego e privacidade. Espaço para lazer e descanso.
Apartamento: mais barato (às vezes). Não pode aumentar. Só pequenas obras e, depende dos vizinhos. Menos impostos. Menos custos de manutenção mas obrigatórios (despesas de condomínio). São uma dor de cabeça quando existem condóminos que não pagam. Tem que suportar as desmandas da vizinhança, se dentro da lei, caso contrário sempre pode fazer queixa embora não lhe resolvam o caso de imediato.
No seu caso, o único óbice que ponho é o facto de ser ao lado de familiares. Pode ser muito bom... ou muito mau. Mas, só a si cabe mesmo decidir...
Este domingo soube que o terreno esta considerado pela camarâ como zona para cultivo.. nao sei como se chama. Parte dele... Porque fica no meu de dois predios e acho que tem alguma ligaçao por nao quererem que se construa lá. Vamos ter ver isso com a camarã e em principio se tudo correr bem será uma opçao a casa... para ir se vendo aos poucos que o dinheiro nao dá para nada.
beijinhos
sandra a 27 de Outubro de 2009 às 12:01
Em aditamento ao que já lhe havia dito, queria deixar-lhe uma dica. No caso de optar por casa, já pensou em consultar empresas que fazem casas préfabricadas? Além de fazerem o projecto e respectivas licenças, podem fazer-lhe um plano de uma casa que posteriormente poderá ser ampliada mediante um plano de ampliação. Tem a vantagem de poder fazer agora uma casa mais pequena e, depois, consoante as necessidades, poder criar uma ou mais divisões ampliando a casa. Informe-se pois existem em Portugal várias empresas de préfabricados. Depois, ainda pode optar pelo tipo de construção: clássico, de tijolo e cimento feita no local, préfabricado por peças em alvenaria (tijolo e cimento), préfabricados em madeira (são muito bons, actualmente, desde que as câmaras aprovem) e novos tipos de construção, com estrutura metálica e vários revestimentos, com propriedades antisismicas e de isolamento muito interessantes.
Acho que vale a pena dar uma volta pelo mercado. Fica apenas esta nota pelas ideias que possa aproveitar.
Bom dia!
Aqui em casa ja pensamos nisso, nas pre fabricadas. O meu marido e meus sogros gostam da ideia, eu é que nao me emplogo muito com isso... parece me tao fragil´.. confesso que ainda nao vi nenhuma e tenho talvez uma ideia errada sobre elas. Casas para mim é tijolo, cimento ... uma maneira mais convencional que eu penso que seja mais segura.É uma hipotese ir ver. Conhece alguma empresa de confiança neste ramo?
beijinhos
sandra a 27 de Outubro de 2009 às 11:57
Olá, eu tenho uma casa que construí , onde posso fazer todas as alterações que quero, onde tenho espaço na rua para o garoto espalhar brinquedos à vontade, onde tenho 2 jardins para o puto jogar à bola, canteiros de flores, árvores de fruto, enfim qualidade de vida.na minha opinião apartamento só mesmo para quem não tem hipótese de ter casa ou por não ter terreno, pois não me imagino a ir à casa-de banho e o vizinho de baixo ficar a saber...
quanto à família por perto... a casa ao lado da minha é dos tios do meu marido, mas cada um no seu espaço, falamos e tal ,mas nada de se intrometerem na minha vida ou eu na deles.bjs
Ola
A nossa opçao aqui em casa depois de ver os pos e contras ficamos nos pela casa hi. O senao foi a familia , porque a casa será no mesmo terreno, sem divisoria e tenho receio de alguma intromissao. O preço qe poderá custar tb me assusta um pouco, a falta de tempo para manutença e limpesas... vida urbana é muito ocupada... e em centro de Gaia as casas infelizmente nao ficam muito isoladas (tem predios mais altos por perto que para mim nao é muito agradavel). Apesar de tudo isso é uma casa com plantas, furtinha, espaço para andar com a mangueira a molhar tudo e para os meus futuros filhos crescerem muito felizes. Vou me informar sobre as licenças e tal e a ver vmaos. Vou dando noticias. Obg pelo comentario... volta sempre que queiras ao meu humilde cantinho...beijinhos
sandra a 27 de Outubro de 2009 às 12:31
Eu optaria pela casa sem dúvida, apesar do investimento que será maior mesmo já tendo o terreno, o único problema que vejo seria mesmo ser tão perto da família...sempre vivi perto da família (muita família) o que neste momento está a ser complicado de gerir, porque o meu J. não gosta de muitas situações que eu também não gosto, mas como cresci no meio disto tudo já estou habituada...mas se te dás bem com os teus sogros e souberes lidar com as situações acho que é perfeitamente possível viverem todos perto e com uma convivência saudável.
Se tivesse um terreno (no meu caso um pouco longe da residência dos familiares) optaria por um casa de madeira, é um dos nossos sonhos...com espaço para ter um belo jardim :)
Beijinhos***
Teresa a 27 de Outubro de 2009 às 14:34
Ola
Ja tinha saudades de te ver por ca.
Referes te as casas pre fabricadas? É uma ideia que ja falamos ca em casa.
beijinhos
sandra a 27 de Outubro de 2009 às 16:05
Sim, é do estilo pre-fabricado mas tudo em madeira, eu pessoalmente acho-as muito bonitas e ficam mais baratas, ouve-se e lê-se muitas coisas por aí na Internet mas isso é como tudo, também podemos calhar com um empreiteiro mau e ter azar numa construção de betão! Já visitámos a casa de madeira de uma vizinha aqui, ela está muito contente com a casa e eu achei-a muito confortável e acolhedora. Esta é um site de uma empresa dessas casas aqui perto onde vivemos
http://www.springconstrucoes.com/lapponia/index.htm l, podes dar uma espreitadela :)
Desculpa a minha ausência no teu cantinho, as vezes acontece. Beijinhos***
Teresa a 27 de Outubro de 2009 às 18:27
Já vi e revi o site todo hi. O meu L ja me falor destas casas, os meus sogros adora, mas para te ser sincera nao me interessei mito pelo assunto, achei que eram fragies... eles tambem nao argumentaram bem e por isso o assunto passou. Por coincidencia já é a segunda pessoa que me fala desta opçao. Já vi muitas imagens delas na net so que nunca entrei numa e vi a sua consistencia.
Acham que sao mais baratas? A tua vizinha nao se queixa do frio ou barulho por exemplo?
Mal o maridinho chegue vou lhe mostrar o site e ver o que acha.
Obrigado.
beijinhos
sandra a 27 de Outubro de 2009 às 18:56
O preço das casas de madeira depende muito do tamanho da casa e depois aquilo tem um preço base, depois há pormenores que podes optar por colocar ou não, o preço depende disso...como num carro podes colocar estofos de pele, AC, mudanças automáticas, etc. Mas em termos de burocracias, papelada com a Câmara e afins, disseram-me que é muito mais fácil e menos dispendioso que uma construção comum de betão.
A minha vizinha não se queixou de nada, apenas da empresa porque não lhe fez a base onde assenta a casa, essa casas têm uma base onde assentam...pode ficar ao encargo da empresa ou a teu encargo. De resto está encantada, diz que é muito isolada, quentinha no inverno e fresca no verão e até disse que se algum dia comprássemos uma que a convidássemos para ir lá jantar lol ela adora mesmo a casa de madeira!
Beijinhos e que escolham a melhor solução para vocês :) boa sorte***
Teresa a 1 de Novembro de 2009 às 10:33
Estou na fase de ver se o terreno da para construir ao nao.
Apoveita bem este domingo chuvoso ... eu gosto.
beijinhos
sandra a 1 de Novembro de 2009 às 18:28
Olá sandra,
Essa deve ser uma escolha muito própria consoante o gosto, ou a carteira.
No meu caso não tenho dúvida, já vivi em apartamento durante 8 anos e detestei a falta de privacidade. Há cerca de 10 anos comprámos uma moradia e apesar de dar muito mais trabalho e despesa, vale a pena.
Bjs
Essência
Essência a 27 de Outubro de 2009 às 17:39
Ola
Desde já obrigado pela visita. Comprar uma moradia seria mas dispendioso que comprar um apartamento. Eu queria construiur porque ja tenho terreno... O meu receio é tambem o sitio do terreno, não é tao central. Depois de muito pensar tenho a certeza que a moradia valerá a pena, pelas inumeras vantagens que ela tras.. estava a ser totó em ter duvidas hi. Agora é ver a fiabilidade do projecto e ter a licença.
obg
beijinhos
sandra a 27 de Outubro de 2009 às 19:01
Não se deve pensar. A resposta é casa. O sossego é muitíssimo maior.
Gostei do nome deste blog.
Sim, a casa está na minha eleicçao... so espero que nao tenha que gastar muito mais que um apartamento, a vida nao esta facil.
Gosto!! Que máximo. Fico muito orgulhosa de ter reparado no nome do blog e ter gostado. Penso que muitos nao intrepertao o nome como eu... tambem gosto muito
sandra a 29 de Outubro de 2009 às 20:02
Pois é amiga...isso só tu podes decidir...eu sempre sonhei ter uma casa...os meus sogros ofereciam-nos terreno para construir...na altura ñ quis e comprámos apartamento...hoje...apesar de continuar a sonhar em ter uma casa...ñ me arrependo e adoro o meu apartamento...é enorme...parece uma autêntica casa...só faz falta um quintal para o Rodrigo brincar...esse é o único contra...tirando isso nada me incomoda...quando o marido tem jantares de negócios e chega tardíssimo a casa...sinto-me sempre acompanhada com o barulho dos outros...e olha q nem é muito mau...pensei q fosse pior...pois sempre morei numa casa...estou a gostar da experiência...
Mas claro...a casa dos meus sonhos...espero um dia conseguir tê-la...mas longe dos sogros...ou da família...metem-se muito...eu ñ conseguia viver assim...
Eu adoro a minha mãe...na altura q tratei do casamento meus pais ofereceram-me a casa por cima deles para morar enquanto eu construia casa...mas ñ aceitei...para mim o casal deve estar longe...na mesma terra...mas longe...lol...acho q me percebes...
Mas só tu podes resolver...sei q ñ devo ter ajudado muito...e tenho a certeza q vais escolher a opção mais certa...
Beijocas grandes
Ola´
Que engraçado sentires companhia com o movimentos dos vizinhos, eu aluguie nestes primeiros tempos de casada um apartamento e tambem sinto isso.. ou um pouco medricas e assim nao me sinto isolada. Eu se conseguisse um apartamento espaçoso com terraço aqui no centro e barato ate gostava... o problema é que aqui é tudo pequeno e quase sem varandas. Estou muito inclinada pela casa. A minha sogra gosta muito de dar dicas como o filho gosta das coisas, como ela gosta e acha que faz bem nas lidas domesticas e tal... isso é um pouco chato por vezes... tenho receio que com mais convivencia aumente essas conversas(indirectas). Gostava muito de ter um jardim... do churrasco no verao, da terra.... arvores de fruto... vou tratar de m informar melhor sobre a casa, custos e licenças. hi
bejinhos
sandra a 29 de Outubro de 2009 às 20:00